P55 Magazine

Julião Sarmento, o Artista do Desejo na Arte Contemporânea

Julião Sarmento, o Artista do Desejo na Arte Contemporânea

Julião Sarmento, um dos mais reconhecidos artistas contemporâneos portugueses, faleceu na manhã de terça-feira, dia 4 de maio, deixando uma notória e emblemática obra pontuada pela experimentações de todos os meios ou técnicas. Nas últimas cinco décadas, a multidisciplinaridade do trabalho do artista português abordou temas como o erotismo, a sexualidade, a literatura ou o cinema. Longe de apresentar uma constituição exaustiva das suas obras, este artigo permite evidenciar as linhas de investigação e de criação que Julião Sarmento explorou obsessivamente ao longo da sua extensa carreira.

Ler mais →


O Retrato do Trabalhador na Arte

O Retrato do Trabalhador na Arte

O Dia do Trabalhador assinala-se este sábado, dia 1 de Maio. A data simboliza o esforço conjunto dos trabalhadores para a diminuição da carga horária e melhoria de condições no trabalho. Ao longos dos séculos, a representação pictórica da classe trabalhadora como tema principal é pouco recorrente nas artes plásticas.  De forma a comemorar esta data especial, analisaremos o surgimento do movimento neo-realismo em Portugal e o impacto das obras do artista Júlio Pomar na sociedade portuguesa.

Ler mais →


Revolução de 25 de abril de 1974: O Impacto na Arte Portuguesa

Revolução de 25 de abril de 1974: O Impacto na Arte Portuguesa

A Revolução de 25 de abril de 1974 depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933, dando início à implementação de um regime democrático. O ambiente revolucionário que se sentia nas ruas fomentou a participação dos artistas, numa explosão de arte gráfica. Assim, após a revolução são marcantes as pinturas murais e os cartazes ligados a esta transformação política. Num traço estético eufórico, os artistas e a população assumiram um papel de intervenção através da arte, exprimindo a sua voz, que outrora fora suprimida. Partindo das manifestações artísticas durante o 25 de abril de 1974 até às transformações posteriores,...

Ler mais →


Como Comprar Obras de Arte Online de Forma Acessível

Como Comprar Obras de Arte Online de Forma Acessível

A P55 é um Marketplace dedicado à Arte que disponibiliza um serviço gratuito aos seus fornecedores para venderem as suas obras sem sair de casa. A missão da plataforma passa por revolucionar o acesso à Arte e torná-la disponível para todos através da loja online e leilões semanais. Da arte clássica à contemporânea, com cerca de 500 autores, esta plataforma distingue-se das restantes por um motivo: todas as peças são provenientes de profissionais, sejam eles artistas ou galeristas. Numa era digital, como é que esta plataforma online torna o mercado da arte mais acessível?

Ler mais →