P55 Magazine

Jorge Regueira - O mestre da caligrafia

Jorge Regueira - O mestre da caligrafia

Jorge Regueira (1962) É um artista plástico com origem galega a viver em Madrid. É conhecido por ser um artista auto-didacta e original. Inicialmente formado em publicidade, Regueira é um criador multifacetado, com experiência na direção de arte, na literatura e na caligrafia, sendo esta última a que o tornou mais reconhecido. 

Ler mais →


Da Anunciação à Adoração: O Natal contado por Paula Rego

Da Anunciação à Adoração: O Natal contado por Paula Rego

Num percurso construído entre Portugal e o Reino Unido, Paula Rego afirma-se como um dos mais importantes nomes da arte contemporânea internacional. Anunciação, Natividade e Adoração são três dos temas mais representativos e representados da iconografia cristã.Em 2002, também Paula Rego se debruçaria sobre estes temas, numa série de oito telas encomendadas pelo então Presidente da República Jorge Sampaio para a capela do Palácio de Belém. Nos três quadros com que inicia o Ciclo da Vida da Virgem Maria a artista portuguesa quebraria as convenções, legando-nos um retrato da mãe de Cristo como mulher.

Ler mais →


Nadir Afonso e a harmonia das formas

Nadir Afonso e a harmonia das formas

Nadir Afonso (1920-2013) é uma das figuras mais marcantes da pintura portuguesa do século XX. A sua vida pautou-se por uma prolífera produção artística, à qual associou uma vertente teórica em busca do «absoluto» na arte. A sua obra percorreu diversas fases até chegar ao abstracionismo marcado pelo trabalho das formas geométricas, nas quais via a única fonte de harmonia, pela clareza das suas leis matemáticas, princípio ao qual não é alheia a sua incursão pela arquitetura.

Ler mais →


Cruzeiro Seixas, o último dos Surrealistas

Cruzeiro Seixas, o último dos Surrealistas

Apesar de ser um excelente artista plástico Cruzeiro Seixas odiava que o classificassem como tal, preferia ser simplesmente visto como “um homem que pinta”. Também recusava os termos “artístico” e “intelectual” como categorias relevantes.    Cruzeiro Seixas foi muito mais do que apenas um “homem que pinta”. Conheça a vida do homem mais importante do surrealismo Português.

Ler mais →