P55 Magazine

Bem-vindo à P55.ART Magazine, um espaço dedicado à arte.
Aqui encontrará as últimas tendências, novidades, acontecimentos do mundo da arte, além de um olhar abrangente sobre os movimentos artísticos mais importantes ao longo da história da arte e as histórias, influências e técnicas de artistas emergentes e consagrados. A P55.ART Magazine divulga as informações essenciais, as últimas notícias e conceitos fundamentais, com vista a aprimorar o conhecimento e apreciação dos seus leitores pela arte.
Junte-se e comece a explorar tudo o que a P55.ART Magazine tem para oferecer!

P55 Magazine — P55 Magazine

Ricardina Oliveira
Pintura de Paula Rego vendida por meio milhão de euros

Pintura de Paula Rego vendida por meio milhão de euros

A pintura “School for Little Witches”, da artista portuguesa Paula Rego, foi vendido na quarta-feira por 415 mil libras (500 mil euros), num leilão em Londres, acima da estimativa da Christie’s. Datado de 2009, o quadro de 154 por 121 centímetros mostra um grupo de crianças e os seus cuidadores adultos, “como que clientes de uma creche absurda”, pode ler-se no ensaio sobre a obra, publicado pela leiloeira.

Ler mais →


Ricardina Oliveira
5 poemas do artista plástico português Mário Cesariny

5 poemas do artista plástico português Mário Cesariny

Militante e defensor leal do movimento Surrealista, Mário Cesariny de Vasconcelos (1923-2006) escreveu, pintou e desenhou, exatamente por esta ordem, desde os 19 anos. A sua obra tanto poética, como plástica contribui na construção da história contemporânea. O pintor destacou-se no panorama artístico ao rejeitar qualquer preocupação técnica e formal, tendo sido o primeiro a criar uma colagem surrealista no pós-guerra português. A sua carreira foi intensa, tendo as duas áreas, artes plásticas e escrita, se interligando continuamente, pois dos seus poemas surgiam as pinturas e vice-versa. Descubra parte da sua vasta obra poética através dos cinco excertos publicados neste artigo.

Ler mais →


Ricardina Oliveira
As pinturas de animais do artista português Júlio Pomar

As pinturas de animais do artista português Júlio Pomar

Júlio Pomar foi um dos artistas com maior impacto nas artes portuguesas do século XX, desde do início do seu percurso. Durante sete décadas conseguiu reinventar-se constantemente, seja nas técnicas e meios utilizados como nos movimentos artísticos. Entre os pintores modernos portugueses, Júlio Pomar é um dos poucos — como Paula Rego — cuja figuração, não só humana, é o tema principal. Muitos foram os animais retratados por Júlio Pomar: o porco, o macaco, o tigre, o corvo, o elefante, a girafa, o veado, a tartaruga, o touro, o gato, o cavalo, o cão, o lobo, a cabra e o bode,...

Ler mais →